domingo, 18 de março de 2018

SEEC reúne técnicos e professores de educação física para montar calendário 2018

SEEC/ASSECOM
As regionais dos Jerns começarão dia 15 de julho



No último dia  (13), o Subsecretário de Educação do RN, Marino Azevedo, se reuniu com equipe da Coordenadoria de Desportos e os Coordenadores de Educação Física das Direcs para tratar do calendário de atividades para 2018, Educação Física Escolar e do Fórum Estadual de Educação Física.
A reunião definiu datas para as etapas regionais e finais do Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns), além do cronograma do Jerninhos. Para os alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental, o Jerninhos acontece entre 18 de maio e 30 de junho, sempre aos fins de semana. Para os alunos dos anos seguintes, as etapas regionais do Jerns, que duram uma semana, estão programadas para acontecer entre os dias 15 de julho e 30 de agosto. Cada Direc tem autonomia para decidir qual a melhor semana de realizar essa etapa. Já para a etapa final dos Jerns, acontece entre os dias 11 e 22 de outubro.
Em 2017, as fases regionais dos Jogos Escolares reuniram 35 mil alunos em todo o estado, enquanto a fase final contou com 11 mil estudantes. E a intenção é ultrapassar esse número em 2018. “Sabemos que os números para 2017 já foram bastante expressivos, mas nós queremos ultrapassar esses números agora em 2018, e sabemos que isso é possível, uma vez que já tivemos jogos com 50 mil alunos”, comentou o chefe do Setor de Desporto da CODESP, Jorian Fontes.
Outros dois pontos debatidos na reunião foram as mudanças na Educação Física com a aplicação da BNCC e a retomada do Fórum de Educação Física. Sobre o primeiro tópico, João Pessoa, assessor pedagógico de Educação Física junto à Codesp, explicou quais as diferenças. 
“Os professores de educação física terão um ponto a mais para tratarem em suas aulas – as atividades de aventura. Esportes tradicionais, lutas, dança, etc, já eram práticas inseridas no ensino da educação física, mas BNCC traz essa novidade e, visando esclarecer quaisquer dúvidas dos professores sobre execução, carga horária e afins, a Codesp está montando um cronograma de visitas que fará visita a cada uma das Direcs, e conversará com todos os diretores de escola e professores de educação física”, explicou o assessor pedagógico.
Sobre o Fórum Estadual de Educação Física, que não acontece há três anos, Jorian Fontes, contou que um cronograma já está sendo pensado e deve culminar com o fechamento do fórum em 1º de setembro, dia do professor de educação física. “Os professores têm sentido falta de um espaço no qual possam dialogar, dividir suas experiências e se atualizar. Estamos trabalhando para que esse evento possa retornar agora em 2018”, frisou Fontes.

Nenhum comentário: